FÓRUM GAÚCHO DE SAÚDE MENTAL (FGSM)
A LUTA ANTIMANICOMIAL é um movimento que luta, não somente pelo fim dos manicômios, mas contra todas as formas de violência e violação dos direitos humanos; desigualdades, intolerâncias e discriminações, a favor da inclusão das difereças no contexto sociocultural. Desde a década de 80, trabalha em pról da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva. A primeira manifestação pública no Brasil, pelo Fim dos Manicômios, sua principal bandeira de luta, ocorreu em dezembro de 1987, na cidade de Baurú/SP.
O Dia 18 de Maio foi escolhido para ser o Dia Nacional da Luta Antimanicomial por se tratar de uma data onde não havia nenhum outro acontecimento significativo, que pudesse concorrer com este dia que seria dedicado à mobilização "Por uma Sociedade Sem Manicômios e Sem Exclusão.
Durante o mês de maio, em todos os lugares do Brasil, é relembrado à sociedade, a violência e a exclusão a que são submetidos os portadores de sofrimento mental, onde a maior expressão desta violência, ainda é o manicômio, que concentra, diariamente, milhares de pessoas, vivendo em precárias condições de isolamento social em todo o País.
Em nível nacional, o FGSM, integra a Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial - RENILA e em nível local, agrega vários Núcleos nos municípios do estado.
Contatos com o FGSM: forumgauchosm@yahoo.com.br
fones: (51) 32218514 -Ivarlete G. França.
(51) 9324 8759 - Paulo Michelom
<< Página inicial