Fórum Gaúcho de Saúde Mental (FGSM)

terça-feira, 31 de março de 2009

ENCONTRO ESTADUAL DAS ASSOCIAÇÕES DE USUÁRIOS DE SAÚDE MENTAL - RS - 26 março de 2009.

O Encontro Estadual das Associações de Usuários do RS, ocorrido no dia 26 de março de 2009, contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, sendo que a maioria eram usuários de saúde mental, com a presença também dos trabalhadores, estudantes mentaleiros e de alguns gestores. O Encontro promovido pelo FGSM, contou com a presença de autoridades: Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente - AL, Representante do CREFITO, Comissão Estadual e Municipal de Saúde Mental - CES, Presidente da Associação de Usuários de Pelotas, e inúmeras outras associações dos mais longínquos municípios do estado, além dos militantes do FGSM que atualmente estão assumindo desafios em outros espaços; como a Presidente do Conselho Regional de Psicologia -RS e a Vice Presidente da Escola de Saúde Pública, a Consultora de Saúde Mental do MS, contou também com a presença de um Representante da RENILA - Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimancomial.
O protagonismo dos susuários, inseridos nos diferentes espaços de inclusão social, e a troca de experiências exitosas que trouxeram para discussão, foi a tônica que marcou significativamente este encontro.
Um registro detalhado sobre os momentos mais marcantes está sendo elaborado pela equipe de relatoria.
Deste encontro, sugiram grandes desdobramentos para o 18 de Maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Um deles, será a realização de uma Adiência Pública, a ocorrer na Comissão de Saúde e Meio Ambiente - AL, em 20 de maio de 2009. Esta audiência irá tratar de um PL que está em tramitação no estado que trata de regular a oferta de leitos para atender saúde mental nos hospitais gerais. Queremos discutir com o estado também a ampliação dos Serviços Substitutivos e a rede de cuidados com as pessoas que usam drogas. Pois sabemos que a aberturados leitos, não pode significar a paralisação dos investimentos na rede.