Fórum Gaúcho de Saúde Mental (FGSM)

terça-feira, 31 de março de 2009

FOTOS DO ENCONTRO ESTADUAL DAS ASSOCIAÇÕES DE USUÁRIOS DA SAÚDE MENTAL - RS, 26 DE MARÇO DE 2009.
























































ENCONTRO ESTADUAL DAS ASSOCIAÇÕES DE USUÁRIOS DE SAÚDE MENTAL - RS - 26 março de 2009.

O Encontro Estadual das Associações de Usuários do RS, ocorrido no dia 26 de março de 2009, contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, sendo que a maioria eram usuários de saúde mental, com a presença também dos trabalhadores, estudantes mentaleiros e de alguns gestores. O Encontro promovido pelo FGSM, contou com a presença de autoridades: Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente - AL, Representante do CREFITO, Comissão Estadual e Municipal de Saúde Mental - CES, Presidente da Associação de Usuários de Pelotas, e inúmeras outras associações dos mais longínquos municípios do estado, além dos militantes do FGSM que atualmente estão assumindo desafios em outros espaços; como a Presidente do Conselho Regional de Psicologia -RS e a Vice Presidente da Escola de Saúde Pública, a Consultora de Saúde Mental do MS, contou também com a presença de um Representante da RENILA - Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimancomial.
O protagonismo dos susuários, inseridos nos diferentes espaços de inclusão social, e a troca de experiências exitosas que trouxeram para discussão, foi a tônica que marcou significativamente este encontro.
Um registro detalhado sobre os momentos mais marcantes está sendo elaborado pela equipe de relatoria.
Deste encontro, sugiram grandes desdobramentos para o 18 de Maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Um deles, será a realização de uma Adiência Pública, a ocorrer na Comissão de Saúde e Meio Ambiente - AL, em 20 de maio de 2009. Esta audiência irá tratar de um PL que está em tramitação no estado que trata de regular a oferta de leitos para atender saúde mental nos hospitais gerais. Queremos discutir com o estado também a ampliação dos Serviços Substitutivos e a rede de cuidados com as pessoas que usam drogas. Pois sabemos que a aberturados leitos, não pode significar a paralisação dos investimentos na rede.

sexta-feira, 13 de março de 2009

ENCONTRO ESTADUAL DAS ASSOCIAÇÕES DE USUÁRIOS DE SAÚDE MENTAL-RS

FORUM GAÚCHO DE SAÚDE MENTAL

ENCONTRO ESTADUAL DAS ASSOCIAÇÕES DE USUÁRIOS DA SAÚDE MENTAL

“Construindo autonomia na busca de novos protagonismos possíveis”


26 de março de 2009 das 9:00 ás 17:30hs.Hotel Ritter – Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55 - Porto Alegre/ RS


O presente encontro tem como objetivo trocar experiências sobre as diferentes formas de participação dos usuários, os diferentes modos de organização das associações existentes no estado e o fortalecimento dos usuários enquanto protagonistas na construção da Reforma Psiquiátrica. Além disso, tem como foco discutir, a partir das experiências apresentadas, a elaboração de um conjunto de princípios que devem orientar a criação de associações, a serem encaminhados como contribuição para um Encontro Nacional, promovido pela Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial – RENILA, com a mesma finalidade, a ocorrer ainda no ano de 2009.

PROGRAMAÇÃO

9:00 – Abertura

Conselho Estadual de Saúde/RS, Conselho Municipal de Saúde/POA, Comissão Estadual de Saúde Mental, Assembléia Legislativa/RS, Comissão de Cidadania e Direitos Humanos/AL, Fórum Gaúcho de Saúde Mental, Conselho Regional de Psicologia/RS, Escola de Saúde Publica/RS.

10:00 – Registros da Trajetória do FGSM – RS.

•Paulo Michelon, Ivarlete G. França e Fátima Fischer

11:00 – Assoçiações de Usuários de Saúde Mental: Um passo para autonomia.

•Uilson Ademar Pacheco dos Santos –Usuário e membro ativo da associação.
•Paulo Michelon - Usuário e militante do Fórum Gaúcho de Saúde Mental e Conselheiro Estadual de Saúde.
•Representante da Associação de Caxias do Sul (AUFTA)

12:00 – Intervalo

13:30 – Troca de Experiências entre as Associações de Usuários como dispositivos de cidadania e protagonistas para os avanços da Reforma Psiquiátrica.

15:00 – Diretrizes e Princípios para a criação de novas Associações.

17:30 - Encaminhamentos.


ENTRADA FRANCA

Inscrições até 23 de Março pelo e-mail:
forumgauchosm@yahoo.com.br
Promoção: Fórum Gaúcho de Saúde Mental
Organização: – Conselho Regional de Psicologia – Conselho Estadual de Saúde – Fórum Gaúcho de Saúde Mental.
Apoio: Comissão de Saúde Mental –CES – Escola de Saúde Pública –SES/RS, Assembléia Legislativa/RS.